Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina Alves dos-
dc.date.accessioned2023-11-29T11:44:02Z-
dc.date.available2023-11-29T11:44:02Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30300-
dc.descriptionSANTOS, Ana Carolina Alves dos. Projeto Político Pedagógico e educação do campo: um estudo sobre o PPP da escola Abdon Miranda, Guarabira/PB. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que o presente estudo trata sobre a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abdon Miranda, foi necessário investigar atentamente de que forma este documento está articulado com o propósito de ensino na modalidade de Educação do Campo. Tendo como objetivo geral realizar uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), focalizo nas características educacionais relacionadas à Educação do Campo. De forma mais específica, buscou-se identificar os fundamentos teóricos da Educação do Campo, investigando conceitos, princípios e características específicas dessa abordagem pedagógica. Usamos a seguinte pergunta como ponto de partida do trabalho: Como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abdon Miranda incorpora os fundamentos teóricos da Educação do Campo e quais são as propostas pedagógicas específicas que podem ser identificadas neste contexto educacional? Para a elaboração do arcabouço teórico e fundamentar o trabalho foi utilizado os escritos de Arroyo e Caldart (2004) e Veiga (2001) dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Realizou-se, então, uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental. Diante disso, verificou-se que documento da instituição faz uma menção, ainda de forma tímida, sobre a concepção da Educação do Campo. Foi possível concluir que a escola possui compromisso com a educação contextualizada, levando em consideração as especificidades da população atendida e busca oferecer uma educação de qualidade, integrada e transformadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kamila Karine dos Santos Wanderleypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleProjeto Político Pedagógico e educação do campo: um estudo sobre o PPP da escola Abdon Miranda, Guarabira/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Carolina Alves dos SantosTCC - Ana Carolina Alves dos Santos338.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito253.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.