Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30302
Título: Educação infantil: ludicidade e interação social no ensino remoto
Autor(es): Almeida, Nickely Amanda Feitosa do Nascimento
Palavras-chave: Educação Infantil
Ensino Remoto
Ludicidade
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: As brincadeiras são intrínsecas dos seres humanos desde o início das eras e se fazem presente no cotidiano sendo essencial para o desenvolvimento e aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho expõe brevemente a história da Educação Infantil no processo de ensino e aprendizagem para a educação da criança pequena. Evidenciando a importância da ludicidade e interação na construção do seu saber de forma prazerosa. Este trabalho tem como pergunta de pesquisa a seguinte questão: quais foram as estratégias utilizadas pelos educadores infantis para enfrentar o desafio de manter o ensino lúdico e interação no período pandêmico promovendo o processo de desenvolvimento integral das crianças? Esse estudo teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelas educadoras infantis para manter o lúdico e a interação no processo de desenvolvimento integral das crianças no período pandêmico tendo como objetivos específicos: identificar os desafios enfrentados pelas educadoras infantis para manter o ensino lúdico e a interação no período pandêmico; e, destacar as estratégias utilizadas no processo de desenvolvimento integral das crianças no período da pandemia Covid-19. Evidenciando como a aprendizagem acontece e qual a importância do brincar nesse processo. A metodologia adotada para realização deste trabalho foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da entrevista semi-estruturada coletiva com professores que atuam na Educação Infantil do município de Areia-PB e com suporte teórico a BNCC (2017), Kishimoto (2010), LDB (1996), Mendonça (2012) Oliveira (2002), entre outros autores que debatem a respeito do tema abordado e se fizeram extremamente necessários para a compreensão dos assuntos trabalhados. Após a análise dos dados, apontou-se que para os profissionais da educação, ao lidarem com o ensino remoto, tiveram como maior dificuldade a interação e o apoio familiar principalmente no que tange questões econômicas e sociais, evidenciando a desigualdade social.
Descrição: ALMEIDA, Nickely Amanda Feitosa do Nascimento. Educação Infantil: ludicidade e interação social no ensino remoto. 2022. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30302
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nickely Amanda Feitosa do Nascimento de AlmeidaTCC - Nickely Amanda Feitosa do Nascimento de Almeida908.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito71.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.