Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30314
Título: O ensino de números racionais na forma decimal, grandezas e medidas via aplicativo de compras
Autor(es): Rodrigues, Anielly Sonaly Gonçalves
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Números racionais
BNCC
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: O ensino da Matemática tem passado por transformações significativas nas últimas décadas, buscando superar abordagens tradicionais e tornar o aprendizado mais significativo e envolvente para os alunos. Uma alternativa promissora é o uso de tecnologias, que proporcionam novas oportunidades e recursos para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho propõe a utilização de aplicativos de delivery, com foco no iFood, como uma metodologia para o ensino e aprendizagem de números racionais na forma decimal e unidades de grandezas nas aulas de Matemática. O objetivo do estudo é investigar como os aplicativos podem contribuir para o desenvolvimento desses conceitos matemáticos. Para embasar a pesquisa, foram analisados estudos anteriores que exploram o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), bem como as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o estudo dos números racionais e das grandezas e medidas. Por meio da revisão bibliográfica, sugerimos uma sequência didática que integra o aplicativo iFood em sala de aula. Com essa abordagem, os alunos podem vivenciar situações práticas relacionadas aos números racionais, como análise de preços de alimentos, cálculo de descontos e pagamento. Além disso, podem explorar unidades de medida, como massa, capacidade e tempo, ao selecionar itens para compra e acompanhar o processo de entrega. Espera-se que essa proposta incentive os educadores a explorar o potencial dos aplicativos de entrega, como o iFood, como uma metodologia ativa no ensino da Matemática. Acredita-se que essa abordagem possa aumentar a motivação dos alunos, estabelecer uma conexão entre a Matemática e o mundo real, e contribuir para um aprendizado mais significativo e duradouro. Ao integrar tecnologias de forma contextualizada, os educadores podem enriquecer as aulas de Matemática, proporcionando experiências práticas e estimulantes, que auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades matemáticas e a compreenderem a importância desses conceitos em suas vidas.
Descrição: RODRIGUES, Anielly Sonaly Gonçalves. O ensino de números racionais na forma decimal, grandezas e medida via aplicativo de compras. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30314
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anielly Sonaly Goncalves RodriguesTCC - Anielly Sonaly Goncalves Rodrigues199.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito199.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.