Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alexsandro Galdino da-
dc.date.accessioned2023-11-29T16:46:39Z-
dc.date.available2023-11-29T16:46:39Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30319-
dc.descriptionSILVA, Alexsandro Galdino da. Educação emocional no processo de ensino/aprendizagem. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs emoções representam importantes aspectos que podem ser utilizados pelo professor em sala de aula. Contudo, é essencial que o profissional esteja preparado, por meio de formações, para lidar com essa temática, bem como, também, deve saber gerenciar suas próprias emoções para que, em seguida, consiga lidar com as emoções de seus alunos. No presente estudo, temos comos objetivo compreender a importância da educação emocional na educação básica e a sua contribuição para o processo de ensino/aprendizagem. Para atingirmos esse objetivo nos baseamos na seguinte questão: quais contribuições da educação emocional para processo de ensino/aprendizagem? E justificamos a temática por entendermos a sua relevância, bem como na compreensão de que tanto os professores, quanto os educandos são sujeitos emotivos, assim, dotados de emoções e sentimentos e isso implica, diretamente, nas habilidades educacionais dos discentes, fortalecendo (as) ou fragilizando (as), assim, precisa ser considerada e trabalhada no âmbito escolar de forma consciente e democrática. Metodologicamente, essa pesquisa é de cunho bibliográfico e de caráter interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa, optamos, também, pela aplicação de um questionário composto por cinco perguntas e aplicado a dois professores. Como aporte teórico recorremos aos pressupostos de Goleman (2011), Santos (2000) e Maturana (2002), BNCC (2017) e outros. Os resultados apontam para a importância de se considerar e trabalhar a educação emocional no processo de ensino e aprendizagem, valorizando as potencialidades das emoções para um ensino de qualidade e uma aprendizagem significativa e equitativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luandson Luis da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação emocional.pt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem.pt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleEducação emocional no processo de ensino/aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alexsandro Galdino da SilvaTCC - Alexsandro Galdino da Silva640.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito82.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.