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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevêdo, Fagner Dércio Dantas de-
dc.date.accessioned2023-11-29T17:02:15Z-
dc.date.available2023-11-29T17:02:15Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30320-
dc.descriptionAZEVÊDO, F. D. D. de. As geotecnologias e o ensino da geografia durante a pandemia: a experiência da Escola Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, no município de Frei Martinho, Paraíba. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, teve origem durante o período de Estágio Supervisionado I, por meio deste, é possível observar as práticas educativas, estratégias de ensino e experiências obtidas entre a relação aluno/professor nas aulas, aproximando-o da realidade do Ensino da Geografia na educação básica e ainda a confirmação sobre sua área de atuação profissional. Devido a pandemia da Covid-19 o ensino presencial sofreu alterações, em cumprimento as normas de segurança, saúde e o isolamento social, sendo substituído pelo ensino remoto emergêncial. Por meio de recursos digitais, salas de aulas virtuais, computadores e celulares conectados na internet o ensino e a aprendizagem teve continuidade. Diante do exposto, o estudo teve como objetivo relatar e analisar a minha experiência durante o período Estágio Supervisionado I, na disciplina de Geografia, tendo como público alvo o 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, localizada na cidade de Frei Martinho, Paraíba, analisar os impactos causados pelo ensino remoto no ensino/aprendizagem dos alunos e na prática docente. Para alcançar os resultados desse estudo foi realizado pesquisas bibliograficas, documentais, observação assistemática e participante. Verificou-se que o ensino remoto trouxe muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tanto para o docente quanto para os estudantes, entre eles, estão a falta de habilidades com as ferramentas digitais, a baixa conectividade da internet para execução de vídeos e para baixar arquivos, ausência do retorno por parte dos alunos na participação das aulas virtuais e atividades e a falta de acesso ao mundo digital por parte dos alunos da escola pública. Além disso, o ensino remoto causou prejuízos no campo emocional, é notório o desanimo a solidão entre os alunos, tornando-os cada vez mais dependentes de telas e tecnologias virtuais. Portanto, concluímos que o ensino remoto promoveu o aumento da desigualdade social e o fracasso escolar, se comparamos com os resultados obtidos no rendimento escolar entre os alunos, sendo desafiador para alunos que cursam o 6º Ano do Ensino Fundamental da escola pública em questão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. João Damascenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAs geotecnologias e o ensino de geografia durante a pandemia: a experiência da Escola Municipal Eliete Souza de Araújo Silva, no município de Frei Martinho, Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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