Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Adele da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T18:57:41Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T18:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 379.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30322 | - |
dc.description | FERREIRA, Adele da Costa. Escola e família: análise das vivências colaborativas no processo de aquisição de leitura e escrita da criança. 2023. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho reflete acerca da participação da família na fase de alfabetização e letramento da criança. Nesse sentido, a pesquisa traz a discussão da importância de um ambiente familiar letrado no processo de alfabetização e letramento das crianças, tendo como objetivo geral: compreender os benefícios de um ambiente letrado para o desenvolvimento da língua oral e escrita do(a) alfabetizando(a); e objetivos específicos: identificar o papel da família na aquisição da língua oral e escrita da criança; discutir a importância da relação família e escola no processo de alfabetização e letramento; e analisar a participação dos(as) pais/mães/responsáveis no processo da escrita e oralidade para o uso social da língua. Referentes aos aspectos teóricos e metodológicos, usou-se como principais autores(as): Soares (2018), Ferreiro (2011), Tfouni (2010), Kleiman (2005), Ariès (2016), Skymanski (1997), Sadovnik, Ecco e Nogaro (2013) que trazem contribuições a respeito da relação família-escola e os conceitos que envolvem a alfabetização e o letramento, contribuindo dessa forma para ampliar a discussão que envolve a pesquisa. O estudo aborda uma pesquisa qualitativa em educação sendo um trabalho de campo, com aplicação de questionários e entrevistas para a coleta de dados, que foram interpretados a partir da análise textual discursiva pautada em Moraes e Galiazzi (2006). A pesquisa teve como sujeitos seis participantes, sendo um(a) docente, atuando no 1° e 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Pilões/PB e quatro pais/mães/responsáveis. Os resultados alcançados mostraram que a prática de letramento ofertada pela família, pode colaborar de forma significativa no processo de aquisição da leitura e escrita do educando. Foi evidenciado também que a participação ou ausência dos pais na vida escolar dos(as) filhos(as) é um dos fatores que podem contribuir para o atraso ou avanço escolar da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Família-escola | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Escola e família: análise das vivências colaborativas no processo de aquisição de leitura e escrita da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Adele da Costa Ferreira | TCC - Adele da Costa Ferreira | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 225.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.