Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30331
Título: Intervenções farmacêuticas a usuários de psicofármacos no Sistema Único de Saúde
Autor(es): Mouzinho, Clara Polyanna Bernardo
Palavras-chave: Medicamentos
Saúde mental
Assistência farmacêutica
Data do documento: 25-Out-2023
Resumo: Caixa de TextoPsicotrópicos ainda representam uma significativa parcela dos fármacos prescritos na atenção básica, porém uma boa parte dos usuários faz uso de maneira inadequada desses medicamentos, até mesmo sem a real necessidade. Nesta perspectiva, surge no cenário o serviço farmacêutico na Unidade Básica de Saúde, na figura do profissional farmacêutico para promover o uso racional de medicamentos, bem como sugerir intervenções quando necessário. O objetivo deste estudo foi realizar o acompanhamento farmacoterapêutico e intervenções necessárias a pacientes que fazem uso de psicofármacos. Tratou-se de uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, sendo um estudo documental e descritivo que teve início após a aprovação do Comitê de ética. Foi realizado na Farmácia Municipal que fica localizada no hospital Maria do Carmo Amorim Navarro, município de Fagundes–PB. Participaram do referido estudo todos os usuários de psicofármacos que recebem seus medicamentos através do Sistema Único de Saúde. Foram incluídos nesta pesquisa todos os usuários de psicofármacos que aceitaram participar da pesquisa. Para os menores de 18 anos os pais foram os responsáveis pelas informações e também foram os orientados a como realizar o melhor acompanhamento ao menor. Todas as análises foram realizadas com o auxílio do software Statistics versão 7.0. Observou-se prevalência do gênero feminino (63%), a faixa etária mais presente foi a de adultos de 50-59 anos (31%), foi possível observar que 71 (93%) dos indivíduos tinha como prescritor inicial o psiquiatra e 47 (62%) tinha como subsequente a clínica médica. Observou-se que os estimulantes combinados com depressores (42%) foram os mais frequentemente prescritos, seguidos pelos depressores isolados (37%) e, por último, pelos estimulantes isolados (13%). Dos entrevistados 68 (89%) consideraram que houve uma melhora, porém, 8 (11%) não consideraram resultados satisfatórios. No que tange às Intervenções Farmacêuticas, no decorrer da pesquisa, foi necessário realizar 19 (25%), sendo as mais frequente farmacêutico-paciente, composta por aconselhamentos, tendo como objetivo proporcionar informações relevantes acerca da saúde, hábitos de vida e terapia medicamentosa. Constatou-se que o compromisso contínuo do farmacêutico no acompanhamento dos pacientes em tratamento é um fator determinante para o sucesso do tratamento medicamentoso, sendo essencial destacar que a contribuição do farmacêutico na equipe de saúde visa promover a assistência farmacêutica para alcançar resultados terapêuticos mais eficazes.
Descrição: MOUZINHO, Clara Polyanna Bernardo. Intervenções farmacêuticas a usuários de psicofármacos no Sistema Único de Saúde. 2023. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30331
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Clara Polyanna Bernardo Mouzinho.pdfTCC - Clara Polyanna Bernardo Mouzinho877.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito712.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.