Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30333
Título: O pensamento visual no desenvolvimento da aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre Temple Grandin
Autor(es): Moura, Fabrícia Nunes
Palavras-chave: Pensamento Visual
Aprendizagem
Temple Grandin
Transtorno do Espectro Autista
Data do documento: 17-Nov-2023
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre o pensamento visual através da experiência e escritos de Temple Grandin (2011,2012), professora, palestrante e estudiosa do comportamento e pessoa dentro do Espectro Autista. O objetivo principal desta pesquisa é investigar, através da experiência de Temple, como o pensamento visual pode influenciar no desenvolvimento da aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos objetivos específicos desse estudo, analisamos a importância da imagem na formação do sujeito; exploramos como tal compreensão pode nos permitir acessar esse indivíduo na sua singularidade para oferecer caminhos para a construção do laço social na família, na escola e na sociedade. E averiguamos os desafios enfrentados e as possibilidades de construção de saídas no campo educacional para construções pedagógicas possíveis. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualitativa, com destaque para um estudo de caso centrado na autobiografia de Temple Grandin, Uma Menina Estranha (2012) e na análise de outros dos seus escritos. Além disso, recorremos a teoria de Howard Gardner (1995) sobre a teoria das Inteligências Múltiplas, para entendermos como tal abordagem pode nos auxiliar a compreender o pensamento visual. Assim também, recorremos ao diálogo de autores como Armstrong (1995), Antunes (1998) e Almeida (2017) que também exploram essa temática. Através da análise da trajetória de Temple Grandin, nos trouxe possibilidades de estudo acerca das estratégias visuais escolares. Os recursos visuais que foram abordados nesse trabalho, como o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) e o Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação (TEACCH colocou em evidência a importância de ambientes educacionais sensíveis às necessidades únicas das crianças com TEA.
Descrição: MOURA, Fabrícia Nunes. O pensamento visual no desenvolvimento da aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo de caso sobre Temple Grandin. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30333
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fabrícia Nunes MouraTCC - Fabrícia Nunes Moura1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito378.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.