Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30335
Título: Força muscular e trofismo de membros superiores de idosos: Revisão sistemática da literatura
Autor(es): Costa, Jessica Gama de Souza
Palavras-chave: Fisioterapia
Envelhecimento
Hipertrofia
Força muscular
Treino de resistência
Data do documento: 1-Out-2021
Citação: Costa, Jessica.
Resumo: O envelhecimento é um processo natural e inevitável de redução das atividades orgânicas e funcionais do corpo humano caracterizado pela diminuição de força e trofismo muscular que impactam na independência funcional do idoso. Desse modo, são propostas alternativas que possam proporcionar melhorias nas variáveis musculares sem sobrecarregar a musculatura esquelética desses indivíduos. Nesse contexto, a terapia com restrição parcial de fluxo sanguíneo (TRFS) tem sido utilizada para induzir a hipertrofia e ganho de força muscular. Objetivo: Revisar sistematicamente as evidências dos efeitos do exercício resistido de baixa intensidade com restrição de fluxo sanguíneo na força muscular e trofismo de membros superiores de idosos. Metodologia e Resultados: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e o protocolo de revisão foi registrado na PROSPERO Realizou-se buscas eletrônicas nas seguintes bases de dados CINAHL, LILACS, Pubmed, SciELO, Science Direct, SCOPUS, MEDLINE, PEDro, Cochrane e Web of Science, com consulta ao ClinicalTrials Os estudos incluídos foram avaliados quanto à qualidade metodológica e risco de viés por meio da escala PEDro. Foram identificados2223 artigos e4 estudos foram elegíveis para análise qualitativa. Os estudos avaliados variaram o escore da escala PEDro de 6-9 pontos, de um total de 10 pontos, sendo classificados de alta qualidade, e foi possível observar no presente trabalho que os ganhos de força variaram de 8,38% a 30,8% nos grupos intervenção associado à oclusão. Nos grupos controle essa variação foi de 9,47% a 30,3%. Conclusão: Os estudos incluídos indicam que o treinamento com restrição de fluxo sanguíneo pode ser usado como uma alternativa para ganho de força de diferentes populações, sendo colocado como uma alternativa viável no tratamento de indivíduos que possuam alguma restrição aos exercícios de alta intensidade, como pacientes submetidos a reabilitação osteomuscular e populações idosas.
Descrição: COSTA, Jessica Gama de Souza. Força muscular e trofismo de membros superiores de idosos: Revisão sistemática da literatura. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30335
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jessica Gama de Souza CostaTCC - Jessica Gama de Souza Costa552.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito384.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.