Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30364
Título: Contribuições do Centro de Atenção Psicossocial do município de Remígio-PB na sociabilidade dos usuários
Autor(es): Souza Neta, Rosa de
Palavras-chave: Saúde mental
Atenção Psicossocial
Reabilitação - Terapia
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: Introdução: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), se configuram como espaços para o acolhimento de pessoas com transtornos mentais, em tratamento não-hospitalar. Sua função é prestar assistência psicossocial, visando a integração desses sujeitos à sociedade. Objetivo: Analisar as contribuições do CAPS do município de Remígio-PB na sociabilidade dos usuários do serviço. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e enfoque exploratório e descritivo, realizada no período de setembro de 2023, por meio de entrevistas realizadas com quatorze familiares de usuários do CAPS I, do município de Remígio-PB. Foram estabelecidos como critérios de inclusão ser familiar de usuário em tratamento no referido serviço há pelo menos um ano e residir na mesma casa que o usuário. Resultados e discussão: Os resultados foram analisados e discutidos em categorias e subcategorias. A categoria 1 traz os impactos positivos do Caps na sociabilidade dos usuários, dividida em três subcategorias, elencando a redução da agressividade no contexto familiar, a retomada na execução das atividades de vida diária e o retorno ao convívio social. A categoria 2 faz menção as interações sociais restritas ao CAPS, com duas subcategorias, que mostram que essa interação se dá por insegurança da família ou por falta de vontade do próprio usuário. Por fim, a categoria 3, que discorre sobre a construção de vínculos afetivos basicamente dentro do serviço. Considerações finais: Reforçamos a ideia de que o CAPS precisa atuar como “um meio” e não como “um fim” na vida dos usuários, para que os sujeitos consigam transcender as experiências vivenciadas para além do serviço.
Descrição: SOUZA NETA, Rosa de. Contribuições do Centro de Atenção Psicossocial do município de Remígio-PB na sociabilidade dos usuários. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30364
ISSN: CDD 617.06
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rosa de Souza NetaTCC - Rosa de Souza Neta887.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito437.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.