Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30376
Título: Entrando no guarda-roupa da psicanálise e saindo em terras narnianas: uma análise sobre o desenvolvimento da infância através da obra As Crônicas de Nárnia (2009)
Autor(es): Fontes, Ana Raquel Marinho de
Palavras-chave: Psicanálise
Fantasia
Infância
As Crômicas de Nárnia
Data do documento: 17-Nov-2023
Resumo: Este trabalho analisou o desenvolvimento da infância através dos personagens de As Crônicas de Nárnia (2009) sob a perspectiva da psicanálise, explorando principalmente os conceitos de fantasia, Id, Ego e Superego propostos por Sigmund Freud (1923). Os objetivos específicos do presente trabalho consistem em investigar como o desenvolvimento da infância é retratado na obra, identificando as características psicológicas e emocionais dos personagens em diferentes momentos de desenvolvimento; foi dada atenção especial à forma como essas fases influenciam a formação da personalidade e a interação dos personagens com o mundo à sua volta. Além de avaliar o impacto da interação entre os elementos psicanalíticos e a narrativa fantástica na compreensão do desenvolvimento da infância, discutindo então, como esses elementos podem enriquecer a interpretação da obra As Crônicas de Nárnia (2009). O estudo também buscou entender como a obra pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para a compreensão do processo de desenvolvimento infantil. A escolha desse tema se justifica pela importância de compreendermos o desenvolvimento infantil sob diferentes perspectivas teóricas. A importância dessa obra foi então, analisada sob a perspectiva da psicanálise, permitindo uma compreensão dos processos psicológicos envolvidos no desenvolvimento infantil. Em suma, o trabalho, Entrando no guarda-roupa da psicanálise e saindo em terras narnianas: uma análise sobre o desenvolvimento da infância através da obra As Crônicas de Nárnia (2009), nos revela que esses livros não são apenas uma história de fantasia encantadora, mas também uma rica fonte de insights sobre o desenvolvimento infantil e a psique humana. Através da teoria psicanalítica de Sigmund Freud, fica perceptível que os personagens fictícios da trama passam por desafios da vida real, essa perspectiva de identificação influência e auxilia no desenvolvimento infantil, os mesmos, aprendem na fantasia sobreviver na realidade.
Descrição: FONTES, Ana Raquel Marinho de. Entrando no guarda-roupa da psicanálise e saindo em terras narnianas: uma análise sobre o desenvolvimento da infância através da obra As Crônicas de Nárnia (2009). 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30376
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Raquel Marinho de FontesTCC - Ana Raquel Marinho de Fontes1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito398.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.