Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30385
Título: Como Estrelas na Terra (2007): Uma análise sobre a dislexia a partir da relação professor aluno
Autor(es): Alves, Sarah Hellen de Barros
Palavras-chave: Teoria humanista
Relação professor/aluno
Afetividade
Dislexia
Data do documento: 17-Nov-2023
Resumo: Este trabalho analisou a partir do filme Como Estrelas na Terra (2007) a importância da relação professor aluno no processo de aprendizagem de alunos (as) com Transtorno de Dislexia. Investigaremos, a partir dos conceitos de afetividade da Teoria Humanista de Carl Rogers, como a relação professor/aluno pode contribuir no processo de aprendizagem e na construção de uma educação inclusiva. Os objetivos específicos deste trabalho compõem-se em identificar os principais aspectos teóricos relacionados à dislexia; realizar uma revisão bibliográfica sobre a teoria humanista; analisar o filme "Como estrelas na terra" sob a perspectiva da dislexia e da teoria humanista, buscando identificar elementos que possam contribuir para a compreensão da relação professor-aluno. Ademais, avaliar a repercussão da interação entre a teoria humanista e a obra cinematográfica na compreensão da relação afetiva entre professor/aluno, destacando como essa teoria pode enriquecer a interpretação da obra cinematográfica Como Estrelas na Terra (2007). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, onde analisamos os personagens principais da obra através da teoria humanista. O texto também averiguou como a obra pode ser aplicada como ferramenta pedagógica para a percepção da construção da relação professor/aluno nas perspectivas de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e Howard Gardner. A decisão desse tema se justifica por compreendermos que o Transtorno Específico da Aprendizagem, ou Dislexia, é um tema relevante e atual, que tem sido objeto de muitos estudos nas áreas da psicologia e da educação. Entendemos que a articulação entre essa análise e a teoria de Carl Rogers poderá auxiliar a compreensão da importância do papel do docente na relação com alunos com dislexia, considerando a transcendência do ambiente escolar para o desenvolvimento desses indivíduos. Sob este prisma, a pesquisa perscrutou a associação entre a teoria humanista e o filme Como Estrelas na Terra (2007) no contexto da relação professor/aluno. A análise proposta teve como resultado a compreensão do que é o Transtorno Específico da Aprendizagem (Dislexia) e como que a relação professor/aluno pode auxiliar na inclusão e aprendizagem desses alunos na sala de aula.
Descrição: Alves, Sarah Hellen de Barros. Como Estrelas na Terra (2007): Uma análise sobre a dislexia a partir da relação professor aluno. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30385
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sarah Hellen de Barros AlvesTCC - Sarah Hellen de Barros Alves1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito360.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.