Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30387
Título: “Reflexões e inquietações acerca da formação continuada: o professor e a tecnologia, novos horizontes para uma aprendizagem mais significativa”
Autor(es): Anjos, Sara Araujo dos
Palavras-chave: Formação continuada
Tecnologia
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 21-Nov-2023
Resumo: A formação continuada e a utilização da tecnologia resignificam a prática pedagógica do docente. A presente pesquisa se justifica, uma vez que, essa temática é bastante relevante, do ponto de vista, tanto acadêmico como social. Este estudo acadêmico tem como objetivo geral: provocar reflexões acerca da importância do docente buscar a formação continuada no ramo da tecnologia como objetivos específicos: compreender como acontece a formação continuada pelos docentes, identificar possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de utilização da tecnologia na sala de aula, enfim avaliar a importância da TIC no processo de ensino e aprendizagem.. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o tipo de pesquisa escolhida foi a de campo instrumento de pesquisa o questionário. Este trabalho de conclusão de curso utilizou-se como referência os estudos dos seguintes autores Ferreira (2007); Rodrigues (1998); Freire (2011); Gadotti (2011); Brzezinsky (2014); Kenski (2003); silva (2019); Carvalho (2007), entre outros autores que orientam a copreensão acerca do estudo pesquisado. Este trabalho está dividido da seguinte maneira: Introdução, Concepções acerca da formação continuada, As leis ea formação continuada dos docentes, Contribuições da tecnologia na educação, Inovação no processo de ensino-aprendizagem: as novas modalidades de ensino, Metodologia, Análise dos dados, Resultados e discussões e as Considerações finais. A pesquisa constatou a importância do educador dar continuidade na sua formação, pois a formação inicial deixa lacunas e a formação continuada vai contribuir para preencher essas lacunas. Em suma, o trabalho acadêmico destacou também a importância de utilizar os recursos tecnológicos na sala de aula, pois uma aula diversificada e atrativa coopera para que os discentes se sintam atraídos e, por conseguinte participem de forma ativa da aula.
Descrição: ANJOS, Sara Araujo dos. "“Reflexões e inquietações acerca da formação continuada: o professor e a tecnologia, novos horizontes para uma aprendizagem mais significativa”. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30387
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Sara Araujo dos AnjosTCC- Sara Araujo dos Anjos641.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito115.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.