Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30389
Título: O jogo na escola: as contribuições das atividades lúdicas intencionais no processo de aprendizagem infantil
Autor(es): França, Bruna Helen Silva de
Palavras-chave: Atividades Lúdicas
Jogo
Escola
Aprendizagem infantil
Data do documento: 14-Nov-2023
Resumo: A presente monografia objetiva discutir a importância da utilização dos jogos no processo escolar da criança como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Nesse contexto, o jogo educativo é revelado como uma ação pedagógica que possibilita a vivência lúdica, que desperta o interesse e o prazer em aprender, oportunizando à criança a construção de novos conhecimentos a partir do que lhes é interessante. Para refletir sobre a criança, o brincar e suas possibilidades no ambiente escolar, o estudo apresenta-se como uma pesquisa documental e bibliográfica, tendo como fonte de análise os documentos oficiais e publicações parlamentares, além das produções publicadas por Kishimoto (2017), Huizinga (2000), Luckesi (2014, 2022), Piaget (2017), entre outros. Através da análise dos documentos e do aporte teórico podemos perceber que as situações de aprendizagem são organizadas de acordo com a concepção de infância e criança que se tem, partindo dessa premissa é que o professor determina como será estabelecida a organização, o uso do espaço e tempo para promover a sua ação pedagógica em sala de aula. O planejar reflete o compromisso que se tem com a profissão, o respeito às singularidades, o conhecimento, a formação e os valores que o professor tem. Dessa maneira, ao compreender que a criança é um sujeito histórico e de direitos, que tem o brincar como uma linguagem própria que a caracteriza desde o seu nascimento e que através das situações de aprendizagem podem aprimorar as suas habilidades, é que temos uma educação que olha a criança como um todo, que a respeita e compreende os seus estágios de desenvolvimento. Ao reconhecer a criança como protagonista da construção do conhecimento e trazer o caráter lúdico para a sala de aula, damos à criança a liberdade de serem elas mesmas, de aprender brincando por meio das interações com seus pares.
Descrição: FRANÇA, Bruna Helen Silva de. O jogo na escola: as contribuições das atividades lúdicas intencionais no processo de aprendizagem infantil. 2023. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30389
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruna Helen Silva de FrançaTCC - Bruna Helen Silva de França538.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito111.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.