Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30390
Título: Um estudo sobre a percepção do profissional contábil acerca da prestação de contas eleitorais
Autor(es): Santos, Kelly Lívia Mélo Hermenegildo dos
Palavras-chave: Contabilidade Eleitoral
Profissional Contábil
Transparencia
Prestação de Contas
Justiça Eleitoral
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: A contabilidade eleitoral é uma área da ciência contábil que tem como objetivo auxiliar candidatos e partidos políticos e garantir transparência no processo de prestação de contas à sociedade e aos tribunais de contas. Diante disto a contabilidade eleitoral tem sido a forma para que se tenha uma maior transparência e legalidade às informações prestadas à justiça eleitoral. Considerando que a arrecadação de recursos e despesas deve ser registrada por contadores, obedecendo às normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela legislação eleitoral, este estudo tem como objetivo geral identificar a percepção do profissional contábil no Estado da Paraíba acerca de sua atuação na prestação de contas eleitorais. A pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa, e por meio do procedimento técnico survey, foram aplicados questionários para 56 respondentes, onde os resultados foram analisados através da estatística descritiva. Diante disto, os principais resultados obtidos evidenciam a importância do contador durante o processo de prestação de contas eleitorais do mesmo modo o acompanhamento no processo eleitoral visto que a presença do profissional contábil pode auxiliar na diminuição de fraudes e fazer com que se cumpra a lei que rege o processo eleitoral. No entanto, apesar de ressaltar tamanha importância e relevância que o contador possui, a pesquisa revelou não existir um grande interesse por parte dos novos profissionais contábeis para o ramo da contabilidade que engloba o processo eleitoral, tendo em vista que a maioria da amostra nem sequer teve contato com algum curso, capacitação ou oficina relacionado a prestação de contas eleitorais de partidos e candidatos políticos.
Descrição: SANTOS, Kelly Lívia Mélo Hermenegildo dos Santos. Um estudo sobre a percepção do profissional contábil acerca das prestações de contas eleitorais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30390
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito214.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Kelly Lívia Melo Hermenegildo dos Santos (1).pdfPDF - Kelly Lívia Melo Hermenegildo dos Santos461.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.