Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/304
Título: Frida Kahlo: entre pulsões
Autor(es): Nascimento, Giselle Maria Menezes
Palavras-chave: Psicanálise
Arte
Pulsão
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: O presente trabalho discorre a respeito da relação entre arte e psicanálise, buscando aproximações e vinculações. O conceito psicanalítico escolhido foi o de pulsão, uma força fronteiriça entre o mental e o somático, dentre os principais conceitos abordados pela psicanálise. A arte escolhida foi a de Frida Kahlo, a pintora mais conhecida do México, graças ao seu estilo pessoal extremamente singular, retratando a si mesma e seu sofrimento como forma de diminuí-lo e atenuar sua angústia. Frida passou por muitos momentos difíceis, nos quais a morte física ou existencial esteve presente, como a poliomielite, quando criança; um acidente de ônibus, aos dezoito anos, o qual lhe deixou seqüelas para o resto da vida, inclusive a impossibilidade de ter filhos, resultando em três abortos que dissiparam seu desejo de ser mãe; e a paixão conturbada por Diego Rivera, causa de sofrimento diante das intermináveis traições. Na obra de Frida Kahlo podem ser encontrados objetos pulsionais e pulsantes que a artista projeta de seu interior para as telas, deixando nelas transparecer os sofrimentos e desejos de morte que a invadem, embora o clamor à vida tenha prevalecido em sua existência.
Descrição: NASCIMENTO, G. M. M. Frida Kahlo: entre pulsões. 2010. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/304
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giselle Maria Menezes Nascimento.pdfGiselle Maria Menezes Nascimento501.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.