Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30416
Título: Direito à educação: Relato de experiência e trajetória educacional de uma aluna em formação
Autor(es): Silva, Fabiana da
Palavras-chave: Relato de experiência
Direito à educação
Trajetória educacional
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: Este trabalho relata a experiência e a trajetória educacional de uma aluna do curso de Pedagogia na Universidade Estadual da Paraíba, que vivenciou as dificuldades e as conquistas do direito à educação na zona rural do município de Pilões/PB. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o direito à educação construída historicamente, partindo do viés da narrativa de trajetória educacional conduzida pelo relato de experiência de uma aluna em formação. Considerando a sua trajetória educacional na infância e o seu processo de formação inicial no ensino superior. A metodologia utilizada partiu das narrativas escritas no contexto de (auto) relato de experiência a partir da trajetória educacional de uma aluna da zona rural em contexto atual de formação universitária, além de um levantamento de dados a campo, a fim de buscar elementos da educação escolar e uma entrevista com a ex-professora que atendia na região da zona rural. Além disso, empregou-se o aporte teórico-metodológico a partir de Breton (2011), Marconi e Lakatos (2003), Ferraro (2008), Saviani (2008), Gentili (1998), Cury (2002), Freire (1996), Flach (2011), Mussiet al. (2021) entre outros. Portanto, refletir a respeito dessas experiências proporcionou um encontro com a perspectiva em torno dos direitos básicos acessíveis ou não aos cidadãos em suas trajetórias, especialmente no âmbito educacional.
Descrição: SILVA, Fabiana da. Direito à educação: Relato de experiência e trajetória educacional de uma aluna em formação. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30416
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fabiana da SilvaTCC - Fabiana da Silva7.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito281.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.