Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luciano Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-12-05T20:01:41Z-
dc.date.available2023-12-05T20:01:41Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30430-
dc.descriptionSILVA, Luciano Ferreira da. As dificuldades no processo de aprendizagem no ensino de matemática no fundamental I. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda o estudo das dificuldades do ensino da Matemática no Ensino Fundamental I, demonstrando quais são os desafios mais comuns que afetam tanto os alunos quanto educadores, já que podem surgir de diversas fontes,como por exemplo, a falta de base sólida em conceitos fundamentais, ansiedade em relação à disciplina, falta de conexão com o mundo real e a diversidade de habilidades e estilos de aprendizado. Comoenfatizado por Barreto (2004), a falta de recursos adequados e de apoio em casa pode agravar esses problemas e para superar essas dificuldades, então é fundamental adotar uma abordagem diferenciada, que leve em consideração as necessidades individuais dos alunos, a fim de romper o medo e a ansiedade me relação à disciplina. Lubachewski e Cerutti (2020) asseveram que os docentes devem utilizar metodologias ativas quereduzam a ansiedade, tornando o ensino da Matemática mais leve, destacando que os conceitos matemáticos são relevantes para a vida cotidiana, proporcionando métodos práticos de aprendizado, por meio de jogos, por exemplo. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é estudar as dificuldades no processo de aprendizagem da Matemática no Fundamental I, tendo como objetivos específicos, identificar as dificuldades na aprendizagem da Matemática, destacar aimportância das novas tecnologias para o ensino da Matemática e ainda, analisar o lúdico aliado às novas tecnologias para o ensino- aprendizado da Matemática. A metodologia aqui adotada é a de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e técnica de pesquisa, eminentemente bibliográfica, consistente em livros, trabalhos acadêmicos e artigos de revistas especializados no assunto. Os resultados revelam que, enfrentar as dificuldades no ensino da Matemática no Ensino Fundamental I requer esforços coletivos para criar um ambiente de aprendizado acolhedor e eficaz, onde todos os alunos possam desenvolver uma compreensão sólida da Matemática, superando obstáculos e preparando-se para um futuro acadêmico e profissional de sucesso, devendo os professores, investirem cada vez mais em recursos teconlógicos para o ensino desta disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizadopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDificuldades no aprendizadopt_BR
dc.titleAs dificuldades no processo de aprendizagem no ensino da matemática no fundamental Ipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luciano Ferreira da SilvaTCC - Luciano Ferreira da Silva498.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito159.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.