Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30438
Título: Governança colaborativa em um polo de inovação: um estudo a partir do modelo hélice quádrupla
Autor(es): Nascimento, Iara Rosa do
Palavras-chave: Governança colaborativa
Hélice quádrupla
Formação acadêmica
Desenvolvimento econômico
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: A Governança Colaborativa é uma nova forma de governança que envolve diversos atores sociais, sejam eles públicos e/ou privados, o seu principal diferencial é partir da ideia de colaboração, visando alcançar um consenso na tomada de decisão. Esta pesquisa tem por objetivo compreender, se acontece a governança colaborativa na interação da hélice quádrupla governo-universidade-empresa-sociedade, buscando identificar a contribuição dessa colaboração na formação acadêmica e no desenvolvimento econômico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e objetivo descritivo, adotando o método de estudo de caso. A amostra da presente pesquisa constituiu-se de 41 participantes, a composição da mesma está estruturada em 3 elementos, sendo eles: (i) 31 da hélice sociedade; (ii) 7 da hélice empresa e (iii) 3 da hélice universidade. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas baseadas nos constructos de Ansell e Gash (2007) e analisados por meio da técnica de adequação ao padrão. Os resultados permitiram induzir que, a governança colaborativa está estabelecida dentro da interação proposta na presente investigação, uma vez que, o processo colaborativo se estabelece diante da conexão entre diálogo, confiança, comprometimento e compreensão entre os atores que participam do processo, gerando resultados compatíveis com o preconizado na literatura. Tornou-se evidente, portanto, que com a colaboração existente entre as quatro hélices, a formação acadêmica dos alunos recrutados é afetada positivamente, contribuindo para capacitação profissional, promovendo experiência e inserção no mercado de trabalho, por meio dos conhecimentos transferidos entre as hélices supracitadas. Desse modo, estas parcerias geram ganhos para todas as partes envolvidas, impactando no desenvolvimento econômico e social.
Descrição: NASCIMENTO, Iara Rosa do. Governança colaborativa em um polo de inovação: um estudo a partir do modelo hélice quádrupla. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30438
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de Depósito429.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - IARA ROSA.pdfPDF - Iara Rosa do Nascimento637.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.