Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Vanessa Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T17:44:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T17:44:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 320.56 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30455 | - |
dc.description | BARBOSA, Vanessa Vieira. A escola e o enfrentamento do racismo: uma proposta metodológica sobre as questões étnico-raciais em sala de aula a partir dos cordéis da Jarid Arraes. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa propõe uma reflexão sobre o racismo que perdura nos dias atuais e como a conduta do docente e da instituição escolar pode interferir diante de determinadas situações. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo geral é apresentar uma sequência didática, a partir do uso dos cordéis de Jarid Arraes, para a discussão do racismo em sala de aula. Para isso, como objetivos específicos será necessário: 1. investigar a relação da história contada nos dois cordéis: Dandara dos Palmares e Zeferina, com a realidade dos negros; 2. Analisar a influência que a literatura de cordel pode ter na aprendizagem; 3. Apresentar histórias e atividades que enfatizem a luta, cultura e valores dos negros. Para a construção teórica utilizamos Munanga; Gomes (2006), Ortiz (2007), Rays (1996), Rosemberg (2002) e outros. Esta monografia se deu de forma qualitativa, onde foi elaborada uma sequência didática voltada para alunos do 5° ano do ensino fundamental. A sequência didática teve como base dois cordéis: Dandara dos Palmares e Zeferina, escritos pela autora Jarid Arraes. Ao final da proposta, percebe-se que é possível utilizar cordéis na prática docente com o objetivo de abordar questões raciais em ambientes escolares, para que o racismo seja minimizado nos espaços educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cordéis | pt_BR |
dc.subject | Jarid Arraes | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | A escola e o enfrentamento do racismo: uma proposta metodológica sobre as questões étnico-raciais em sala de aula a partir dos córdeis da Jarid Arraes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vanessa Vieira Barbosa | TCC - Vanessa Vieira Barbosa | 533.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 698.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.