Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30462
Título: Análise econômico-financeira em um clube do futebol brasileiro situado no estado de Minas Gerais
Autor(es): Santos Filho, Marcelo Rocha dos
Palavras-chave: Futebol
Cruzeiro Esporte Clube
Demonstrações contábeis
Indicadores econômico-financeiros
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: O futebol é acompanhado pela busca por consumo dos produtos dos times e ingressos que movimentam milhões todos os anos. Essa movimentação financeira requer com que os times tenham uma gestão financeira satisfatória, utilizando como ferramenta a análise das demonstrações, junto dos indicadores econômico-financeiros. O objetivo deste estudo consiste em analisar os indicadores de Estrutura de Endividamento, Liquidez e Rentabilidade, com o intuito de avaliar o desempenho, a saúde econômica e financeira da entidade em análise, bem como sua solidez para cumprir obrigações de curto e longo prazo. Foi utilizada neste estudo a pesquisa descritiva, junto com o estudo de caso e documental, com abordagem quantitativa, tendo como amostra o clube de futebol brasileiro o Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais. Com os resultados encontrados, foi observado que mesmo nos anos em que o time foi campeão, os valores apresentados foram negativos, com o total de seu ativo caindo 39,01% durante os anos analisados, e no ano de 2019, as dívidas de curto prazo chegaram a representar 76,69% do total a serem pagas, onde nos resultados dos índices de liquidez foram apresentados resultados insatisfatórios, abaixo de 1,00, significando que a equipe não é capaz de pagar suas obrigações, mostrando alerta para a gestão financeira do time analisado.
Descrição: SANTOS FILHO, Marcelo Rocha dos. Análise econômico-financeira em um clube do futebol brasileiro situado no estado de Minas Gerais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30462
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO.pdfPDF - Termo de Depósito223.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - MARCELO ROCHA DOS SANTOS FILHO.pdfPDF - MARCELO ROCHA DOS SANTOS FILHO1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.