Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30465
Título: Análise do grau de governança corporativa em empresas listadas na B3 no segmento de bancos.
Autor(es): Oliveira, Leandro Souto
Palavras-chave: Bancos
B3
Governança Corporativa
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: O objetivo geral da pesquisa é analisar o grau de evidenciação de divulgações sobre governança corporativa das empresas listadas na B3 do setor financeiro, subsetor de intermediários financeiros, do segmento de Bancos no ano de 2022. Além disso, possui objetivo especifico de investigar se empresas com níveis diferenciados (CN) possuem maior grau de GC em comparação com empresas que não possuem níveis diferenciados (SN). A análise foi feita por meio de um checklist adaptado de Barroso, Vianna, Queiroz, Felix (2021), que possui 19 perguntas e utiliza-se o método binário para o preenchimento que consiste na atribuição de 1 para a variável existente e 0 para ausência da variável. Para a coleta de dados foram utilizados demonstrações financeiras e relatórios das empresas disponíveis no site da B3 e do site de relação com os investidores das empresas. A seleção das empresas se deu por meio da estratificação do setor financeiro, subsetor de intermediário financeiro e segmento de bancos da B3, totalizando em uma amostra composta por 26 empresas. A metodologia utilizada para análise foi através de técnicas de estatística descritiva. Quanto aos resultados das pontuações gerais das empresas a pesquisa evidencia que os bancos apresentam média de 17,23, em termos percentuais representa 90,68%, reflete um déficit quanto à governança corporativa do setor, ela precisa ser melhorada, pois são sociedades anônimas de capital aberto, além disso, possuem alto grau de importância para a economia do país. Já com relação as comparação entre pontuações de empresas com níveis diferenciadas e empresas que não possuem níveis diferenciados foi identificado que as empresas CN obtiveram médias mais altas em comparação com empresas que não possuem níveis diferenciados, por meio dessa comparação é possível afirmar que os bancos SN possuem maior grau de governança em comparação com as empresa SN.
Descrição: OLIVEIRA, Leandro Souto. Análise do grau de governança corporativa em empresas listadas na B3 no segmento de bancos. 27f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30465
ISSN: CDD 657.6
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Souto Oliveira.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdf274.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.