Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30483
Título: Protagonismo feminino na luta pela terra em Araruna - PB: a trajetória de Antonia do Varelo
Autor(es): Fernandes, Maria Emília Lima
Palavras-chave: Luta pela terra
Resistências
Mulheres
Paraíba
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: No município de Araruna-PB, os acontecimentos relacionados à desapropriação agrária foram marcantes durante a década de 1980, e são atravessados pelas ações desenvolvidas por mulheres como Antonia da Cruz Silva, que atuou como representante dos(as) trabalhadores(as) do campo na primeira área de conflitos pela reforma agrária, na região do Agreste Paraibano. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a ausência de narrativas que versem sobre o protagonismo feminino no período de conflagrações entre trabalhadores do campo e latifundiário, em Araruna-PB, e discorrer sob as intersecções entre classe e gênero nesse contexto, a partir da trajetória de Dona Antonia do Varelo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram realizadas pesquisas de campo no assentamento rural Calabouço, também o uso de fontes orais, por meio de entrevistas, e estudo de fontes documentais, como o relatório do I Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Brejo (1986). Conclui-se que o protagonismo de mulheres é uma marca presente nos movimentos sociais do campo na Paraíba, maquinando resistências contra os poderes instituídos estruturalmente ou a partir da inter-relação entre estes.
Descrição: FERNANDES, Maria Emília Lima. Protagonismo feminino na luta pela terra em Araruna - PB: a trajetória de Antonia do Varelo. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30483
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Emília Lima Fernandes.pdfTCC - Maria Emília Lima Fernandes2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - Maria Emília Lima Fernandes.pdfTermo de depósito - Maria Emília Lima Fernandes234.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.