Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30488
Título: Associação entre doença periodontal e diabetes mellitus gestacional: revisão de literatura
Autor(es): Alcantara, Karina Rayane Bezerra de
Palavras-chave: Periodontite
Diabetes mellitus
Gestação
Data do documento: 5-Out-2023
Resumo: A doença periodontal e diabetes mellitus gestacional são doenças que estão interligadas, no qual apresentam uma relação bidirecional, e quando não tratadas durante a gestação, podem influenciar mutuamente seu desenvolvimento e progressão, podendo afetar a saúde materna e fetal. Diante desse contexto, o objetivo desse estudo foi investigar a descrição de uma associação entre doença periodontal e diabetes mellitus gestacional, na literatura brasileira. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão central: "Qual é a relação entre diabetes mellitus gestacional e doença periodontal?" Para responder a essa questão, utilizamos os descritores " diabetes gestacional ", “diabetes mellitus”, "doença periodontal", combinados com o operador booleano "AND". As buscas foram conduzidas nas bases de dados PubMed/Medline, Periódico Capes e SciElo, no mês de setembro de 2022. Os estudos analisados para essa revisão apontam uma relação positiva entre a doença periodontal e a presença da diabetes mellitus gestacional, afirmando ainda que essa relação pode ser considerada bidirecional
Descrição: ALCANTARA, Karina Rayane Bezerra de. Associação entre doença periodontal e diabetes mellitus gestacional: revisão de literatura. 2023. 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna - PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30489
Aparece nas coleções:66 - TCC
66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf203.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Karina Rayane Bezerra de Alcantara.pdfTCC - Karina Rayane Bezerra de Alcantara333.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.