Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30492
Título: A normatização da vida: "O Alienista" e a crítica ao saber/poder psiquiátrico do século XIX
Autor(es): Sousa, Nádia Jane Oliveira de
Palavras-chave: Ciência
Psiquiatra
Poder
Literatura
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: A literatura é uma forma de representar a realidade por meio das palavras, bem como uma ferramenta de denúncia social, pois por intermédio dela é possível refletir sobre questões pertinentes à sociedade. Com isso, podemos analisar no conto “O Alienista”, o papel social do texto ficcional, pois o texto machadiano nos chama atenção para a crescente relação entre poder e ciência. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar a crítica que Machado de Assis realizou ao absolutismo da ciência positivista e também ao poder psiquiátrico, muito em voga no século XIX. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada em estruturas teóricas de autores como Foucault (2007), Candido (2010) e Santana (2019), entre outros. Através da pesquisa realizada, foi possível compreender o papel social do texto ficcional, bem como a crítica de Machado ao absolutismo científico positivista e ao poder desmedido do médico psiquiatra.
Descrição: SOUSA, Nádia Jane Oliveira de. A normatização da vida: "O Alienista" e a crítica ao saber/poder psiquiátrico do século XIX. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba. Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30492
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nádia Jane oliveira de SousaPDF - Nádia Jane oliveira de Sousa504.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito218.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.