Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30495
Título: O futuro é o agora: uma análise da Globoplay e a plataformização do jornalismo
Autor(es): Ferreira, Clara Beatriz Saraiva
Palavras-chave: Globoplay
Jornalismo
Plataformização
Streaming
Data do documento: 30-Nov-2023
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este artigo oferece uma análise das implicações decorrentes da "plataformização do jornalismo" na transformação dos meios de comunicação, com foco na propagação de conteúdos jornalísticos presente na plataforma de streaming Globoplay. Para a análise, foram combinados estudos de comunicação e conceitos da socioteóricos, adotando uma abordagem crítico-analítica baseada em revisão de literatura. O artigo está estruturado em três seções que buscam: 1) entender como a plataformização molda o trabalho jornalístico; 2) destacar as mudanças sociais no cenário jornalístico diante dos novos moldes mercadológicos; e 3) analisar a circulação noticiosa da plataforma de streaming Globoplay como parte da plataformização. Durante esse percurso, o artigo enfatiza como a revolução no acesso à informação atua como um motor fundamental para a transformação nos métodos e práticas jornalísticas, impulsionada pelas produções nas plataformas de streaming, em especial a Globoplay.
Descrição: Ferreira, C. B. S. O futuro é o agora: uma análise da Globoplay e a plataformização do jornalismo. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande - PB. 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30495
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CLARA BEATRIZ SARAIVA FERREIRA.pdfPDF - CLARA BEATRIZ SARAIVA FERREIRA1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO515.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.