Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30497
Título: Análise da carga mental do trabalho de professores universitários no contexto pandêmico da Covid-19: aplicando o método NASA-TLX
Autor(es): Vilar, Henrique Goulart Queiroz
Palavras-chave: Carga Mental
Trabalho docente
Pandemia do Covid-19
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: A pandemia da COVID-19 além de uma crise sanitária, representou para os profissionais de diversas categorias um período de grandes mudanças e adaptações em caráter emergencial. Para os profissionais docentes, além da carga de trabalho já comum a atividade desenvolvida, tiveram que lidar com a aplicação de novas tecnologias e dinâmicas de trabalho para atuação remota. Diante do cenário complexo, o estudo busca compreender como a carga mental dos professores foi afetada durante a pandemia da COVID-19. Para essa finalidade, o estudo propôs analisar a carga mental de trabalho dos professores do curso de Administração em uma instituição de ensino superior pública no contexto de pandemia da COVID-19 utilizando a ferramenta NASA-TLX. A fim de atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa semi-qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e bibliométrica para fundamentação teórica e análise dos dados, bem como aplicação do questionário NASA-TLX. O resultado apontou as demandas de cunho mental e temporal como mais evidenciadas e as que mais causam a elevação da carga de trabalho, dimensões que estão relacionadas às cobranças por tempo e esforço despendido para cumprir a função. O resultado indicou que o trabalho remoto em contexto de pandemia impactou de forma significativa a saúde mental dos professores. Já como fatores menos preponderantes, a demanda física e índice de frustração foram elencados como os que menos afetam, o que evidencia a facilidade de adaptar-se a novas realidades e redução do esforço físico na execução das atividades.
Descrição: VILAR, H. G. Q. Análise da carga mental do trabalho de professores universitários no contexto pandêmico da Covid-19: aplicando o método NASA-TLX. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Gestão Pública) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30497
Aparece nas coleções:VII - GP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Henrique Goulart Queiroz VilarTCC - Henrique Goulart Queiroz Vilar994.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito389.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.