Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30509
Título: Um estudo da sociolinguística: reflexões sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa no 6°- ano dos anos finais
Autor(es): Alves, Gisele de Sousa
Palavras-chave: Variação línguística
Língua portuguesa
Ensino
Livro didático
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: Pretende-se com esta pesquisa, mostrar que, com o passar dos anos, o ensino em sala de aula e a educação, passaram por inúmeras modificações, entre elas, a prática do Livro Didático, como um instrumento de suporte ao docente em sala de aula. Perante esta realidade, tornou-se de suma importância a análise destes materiais/ferramentas, disponibilizados aos educandos, com uma ênfase particular na área enriquecedora da sociolinguística. Esta pesquisa monográfica tem como objetivo geral analisar o ensino da sociolinguística no Livro Didático de Língua Portuguesa para alunos do 6°- ano. A pesquisa possui como principal finalidade, analisar como a temática da Variação Linguística é proposto no Livro Didático selecionado para esta análise e, se a real concepção desta temática, é inserida dentro deste material pelos autores, por este motivo, a pesquisa tem como abordagem de análise qualitativa, porque essa abordagem nos permite compreender melhor os fenômenos analisados, gerando resultados mais objetivos e compreensíveis, os quais podem ser levados para sala de aula. Esta pesquisa tem como principal base teórica os estudos Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004), Mollica- Maria Ceciília; Maria Braga (2003) Antunes (2009. Como resultado final, chegou-se ao entendimento de que, embora apresente um conteúdo relevante sobre a variação linguística, ainda é preciso de uma visão mais clara sobre este conteúdo, principalmente, sobre como proceder esse assunto com os alunos através dos Livro Didático. Espera-se ainda que este trabalho possa contribuir ao leitor ou educadores em formação, formas de investigar como a variação linguística é mencionada/proposta no Livro Didático de Língua Portuguesa pelos autores, ressaltando a importância de realizar uma análise prévia destes materiais antes de disponibilizá-los aos educandos.
Descrição: ALVES, Gisele de Sousa. Um estudo da sociolinguística: reflexões sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa no 6°- ano dos anos finais. 2023. 51F. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba. Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30509
ISSN: CDD 401.41
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gisele de Sousa AlvesPDF - Gisele de Sousa Alves1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito228.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.