Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30515
Título: Submissão e resistência: representações femininas em Memorial de Maria Moura de Rachel de Queiroz
Autor(es): Oliveira, Maria Lauane de
Palavras-chave: Literatura brasileira
Resistência
Submissão
Representações femininas
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo central analisar a obra Memorial de Maria Moura (1992), de Rachel de Queiroz, priorizando as posições das personagens femininas Maria Moura e Marialva frente à sociedade do seu tempo. Especificamente, refletir sobre o significado do ser mulher para a sociedade patriarcal e para as duas personagens; identificar as relações de poder presente na trama, a fim de compreender as posturas que as personagens assumem diante desse contexto; compreender os valores, condutas e comportamentos das personagens para constatar as diferentes possibilidades de ações e reações delas. A metodologia adotada em questão define-se como análise do discurso literário, visto que analisa a postura feminina com relação às imposições da cultura patriarcal. A pesquisa foi realizada com base em um aporte teórico metodológico de cunho bibliográfico, especificamente centrado nas concepções de Beauvoir (2016a) (2016b), Bourdieu (2012), Butler (2018), Galvão (1998) e Silva (2017). Após a pesquisa realizada foi possível inferir que as personagens, objetos de estudo, apresentam aproximações e distanciamentos marcantes, e que ambas assumem posturas diversas perante as relações de poder: Marialva consegue libertar-se da dominação dos irmãos, mas volta a submissão ao sujeitar-se às vontades do marido. Maria Moura, por sua vez, resiste ao poder, transgride e inverte os papéis, assumindo uma postura de dominação.
Descrição: OLIVEIRA, Maria Lauane de. Submissão e resistência: representações femininas em Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30515
ISSN: CDD B869.93
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lauane de Oliveira.pdfPDF - Maria Lauane de Oliveira554.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito138.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.