Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30516
Título: O trabalho informal para o Microempreendedor Individual (MEI): um estudo no Distrito de São José da Mata, Campina Grande-PB
Autor(es): Macêdo, Maria Letícia Avelino
Palavras-chave: Informalidade
Microempreendedor Individual
Distrito de São José da Mata.
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: O estudo realizado no Distrito de São José da Mata tem como foco a análise da presença significativa da informalidade nas atividades econômicas local. O objetivo é verificar a informalidade para o microempreendedor individual no distrito de São José da Mata, município de Campina Grande-PB. Além disso, busca-se investigar a interseção entre a formalidade e a informalidade, bem como o impacto direto dessa última na economia do Distrito. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo detalhada. Essa pesquisa incluiu entrevistas com empreendedores locais, a fim de obter ‘’insights’’ sobre as características específicas das operações informais e entender os fatores que influenciam essa escolha. A coleta de dados também se concentrou em compreender as vantagens e desvantagens percebidas pelos empresários que optam pelo mercado informal. Isso envolveu a análise dos impactos no aspecto financeiro e legal, como também nas relações de trabalho. As entrevistas buscaram não apenas quantificar a presença da informalidade, mas também qualificar o conhecimento dos entrevistados sobre o tema estudado. O reconhecimento do elevado índice de informalidade como uma preocupação é uma abordagem pertinente, pois destaca as possíveis consequências negativas desse fenômeno. A ênfase na privação dos direitos das pessoas que atuam no mercado informal ressalta a importância de encontrar soluções para mitigar esses impactos sociais. Os resultados dessa pesquisa são cruciais para formar uma visão abrangente das dinâmicas econômicas locais, permitindo uma compreensão mais profunda das escolhas feitas pelas empresas em relação à formalidade.
Descrição: MACÊDO, Maria Leticia Avelino. O trabalho informal para o Microempreendedor Individual (MEI): Um estudo no Distrito de São José da Mata. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30516
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA LETÍCIA AVELINO MACÊDO.pdfPDF - MARIA LETÍCIA AVELINO MACÊDO775.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO.pdfTERMO DE DEPOSITO345.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.