Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30518
Título: A importância da restauração de resina composta para o prognóstico endodôntico: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Araújo, Elias Antonio Negromonte Freire de
Palavras-chave: Endodontia
Restauração Dentária Permanente
Resinas Compostas
Data do documento: 16-Nov-2023
Resumo: A cárie representa a doença mais prevalente no âmbito da odontologia e a sua evolução, pode levar a necessidade de um tratamento endodôntico ou até mesmo a exodontia do dente em questão. O tratamento endodôntico é responsável pela remoção da polpa danificada ou infectada pela cárie dentária, através de um tratamento químico mecânico que consiste no acesso, limpeza, modelagem, obturação e restauração do dente. A etapa restauradora irá garantir a qualidade e manutenção do tratamento endodôntico, de modo a proteger o sistema de canais radiculares já tratados, promovendo um selamento hermético por meio da utilização de resinas compostas. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar, através de uma revisão integrativa da literatura, a importância de uma restauração de resina composta adequada para um bom prognóstico do tratamento endodôntico. Para isso, foi realizada uma pesquisa nas bases SciELO, MEDLINE via PubMed e LILACS, utilizando os descritores “endodontics”, “Dental restoration, permanent”, “Composite Resins” e “Dental leakage”. Por meio de uma seleção que envolveu a leitura dos títulos, resumos, e trabalhos completos, foi obtida uma quantidade final de 14 artigos, que foram avaliados de forma integral para elaborar a revisão. Com base nos estudos, foi evidenciado que a restauração em resina composta é importante por diversos fatores, com destaque para a manutenção do selamento marginal do dente tratado, de modo a prevenir microinfiltrações e posteriores infecções recorrentes. Outro fator relevante é a reposição de estrutura dental perdida, tanto pelo processo carioso quanto pelo acesso endodôntico, quando feito de forma inadequada, uma vez que a quantidade de estrutura dental está diretamente relacionada com a fragilidade e suscetibilidade a fraturas, por fim, a resina composta conseguirá devolver estética ao dente de maneira satisfatória.
Descrição: ARAÚJO, Elias Antonio Negromonte Freire de. A importância da restauração de resina composta para o prognóstico endodôntico: uma revisão integrativa da literatura. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30518
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito Elias.pdfTermo de Depósito Elias305.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Elias Antonio Negromonte Freire de Araújo.pdfTCC - Elias Antonio Negromonte Freire de Araújo450.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.