Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30523
Título: Avaliação de materiais e técnicas utilizadas na reabilitação de pacientes com bruxismo e desgaste dentário: revisão integrativa
Autor(es): Leite, Pamela Michelle Queiroz
Palavras-chave: Odontologia
Desgaste dentário
Bruxismo
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: O desgaste dentário em excesso causado pelo bruxismo pode levar ao comprometimento dentário causando dor, hipersensibilidade e reduzir a qualidade de vida do paciente, prejudicando a mastigação e a estética. Com isso, é necessário realizar um tratamento restaurador para devolver a função e melhorar a estética. Este trabalho teve como objetivo comparar os diversos tipos de materiais utilizados na reabilitação oral de pacientes com desgaste dentário severo e bruxismo e apresentar qual material e alternativa é considerado melhor e mais duradouro para uma correta e satisfatória reabilitação de dentes desgastados. Foi realizada uma revisão da literatura, onde foram selecionados artigos científicos publicados no período dos últimos 5 anos, utilizando os descritores “Bruxism”, “Tooth wear”, “Tooth attrition”, “Teeth grinding disorder”, “Bruxomania”, “Dental wear”, “Dental attrition”, “mouth rehabilitation”, “Dental prosthesis”, “Composite Resins”, “Ceramics” por meio das bases de dados PubMed, Web of Science, Lilacs, Medline e Scopus. Foram encontrados 690 artigos completos, pré-selecionados 17 artigos com base na análise do título e resumo. Após a análise dos critérios de inclusão dessa revisão, foi encontrado uma amostra de 9 estudos. De acordo com os estudos analisados, os resultados encontrados foram que em dentes posteriores sugere-se a utilização da técnica direta e materiais cerâmicos infiltrados por resina podem ter melhores resultados devido as suas características mecânicas serem semelhantes ao elemento dentário. Em dentes anteriores é preferível materiais mais estéticos como a base de cerâmica, a técnica direta e indireta possui bons resultados. A utilização dos protetores oclusais ainda é indicado.
Descrição: LEITE, Pamela Michelle Queiroz. Avaliação de materiais e técnicas utilizadas na reabilitação de pacientes com bruxismo e desgaste dentário: revisão integrativa. 2023. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna - PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30523
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pamela Michelle Queiroz Leite.pdfTCC - Pamela Michelle Queiroz Leite869.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito219.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.