Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30538
Título: Avaliação do nível de ansiedade em pacientes com bruxismo e sua relação com o uso de telas e redes sociais: uma revisão integrativa
Autor(es): Fernandes, Josinete da Silva
Palavras-chave: bruxismo
ansiedade
rede social
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: O uso excessivo de telas digitais tem sido associado a riscos potenciais na vida dos adolescentes, como ansiedade e bruxismo. Sendo assim, este estudo tem como objetivo revisar a literatura sobre a avaliação do nível de ansiedade em pacientes com bruxismo e sua relação com o uso de telas e redes sociais. Este estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura com uma abordagem qualitativa utilizando as seguintes bases de dados eletrônicas: U. S. National Library of Medicine (NLM/PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), bem como as bibliotecas eletrônicas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Cochrane Library. Esta revisão integrativa foi conduzida em cinco etapas distintas: definição dos descritores; busca avançada e análise quantitativa; seleção de artigos; elaboração de tabela descritiva; discussão dos artigos científicos. Os critérios de elegibilidade adotados foram os seguintes: inclusão de relatos de casos, artigos publicados em inglês, português ou espanhol, publicações no período de janeiro de 2013 a outubro de 2023 e relevância para a temática em questão. Ao analisar os artigos científicos, observa-se que a prevalência do bruxismo varia de 6,5% a 100%, considerando tanto o bruxismo noturno quanto o diurno. Os problemas emocionais desempenham um papel fundamental tanto no bruxismo quanto no tempo de tela digital. Portanto, pode-se observar que a ansiedade desempenha um papel crucial no agravamento do bruxismo, sendo um dos principais fatores emocionais associados à doença. Além disso, os fatores emocionais associados ao tempo de tela digital são semelhantes aos descritos para o bruxismo, com a adição de sintomas fisiopatológicos.
Descrição: FERNANDES, Josinete da Silva. Avaliação do nível de ansiedade em pacientes com bruxismo e sua relação com o uso de telas e redes sociais: uma revisão integrativa. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30538
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito160.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Josinete da Silva Fernandes.pdfTCC - Josinete da Silva Fernandes255.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.