Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30575
Título: Credibilidade do jornalismo em xeque: Narrativas focadas em soluções como estratégia discursiva para aumentar a confiança da audiência
Autor(es): Souza, Lidiane Gomes de
Palavras-chave: Jornalismo de soluções
Crise de credibilidade
Telejornalismo
Jornalismo
Data do documento: 30-Nov-2023
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O panorama atual do jornalismo é marcado por uma crise notória de credibilidade, alimentada pelo sensacionalismo, a busca pelo imediatismo e a predominância de narrativas negativas. Esta pesquisa tem como objetivo verificar a viabilidade do jornalismo de soluções como uma possível alternativa para restaurar a confiança do jornalismo perante sua audiência. Vários referenciais teóricos foram consultados. Incluindo Christofoletti (2019) e Traquina (2005), sobre a crise de credibilidade no jornalismo, o relatório Digital News Report (2022 e 2023) que destaca a falta de confiança do público, e para entender o jornalismo de soluções, referenciamos "Jornalismo de Soluções" de Simões (2022) e a Solutions Journalism Network. A metodologia escolhida foi análise descritiva para examinar reportagens das emissoras integrantes da Rede Globo nas capitais do Nordeste brasileiro entre o período de agosto a outubro de 2023. Os resultados da pesquisa apontam o jornalismo de soluções como abordagem promissora para ajudar a superar a crise em questão.
Descrição: Souza. L. G. de. Credibilidade do jornalismo em xeque: Narrativas focadas em soluções como estratégia discursiva para aumentar a confiança da audiência. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30575
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO- LIDIANE GOMES.pdfTERMO DE DEPÓSITO- LIDIANE GOMES141.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- LIDIANE GOMES DE SOUZA ultima versão.pdfTCC- LIDIANE GOMES DE SOUZA ultima versão573.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.