Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30583
Título: Residuos sólidos urbanos: uma descrição sobre o seu gerenciamento e sua disposição final no município de Itapetim/Pe
Autor(es): Barros, Natália Ferreira
Palavras-chave: Resíduos Sólidos Urbanos
Disposição final de resíduos sólidos
Gestão Municipal
Data do documento: 30-Mai-2023
Resumo: A geração e o descarte de resíduos são uma realidade que remota a gênese da humanidade, porém, o processo de industrialização e urbanização foram fatores determinantes para o aumento e diversidade destes. A sociedade ainda enfrenta dificuldades em como lidar com tal situação, haja vista que o aumento da geração de resíduos é diretamente proporcional ao aumento populacional e ao poder de compra. Ressalta-se que, a problemática em tela não se restringe aos grandes centros urbanos, ela também está presente nos médios e pequenos municípios, como é o caso de Itapetim/PE. Pelo exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos(RSU) do município de Itapetim/PE. E, como objetivos específicos, apresentar a situação do município em estudo, desde a geração dos RSU até a disposição final; bem como, evidenciar as ações desenvolvidas pela gestão municipal no que se refere a gestão e ao gerenciamento dos RSU, no sentido de minimizar os impactos resultantes destes. Para a realização deste trabalho, foi realizada, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica em livros e trabalhos publicados em revistas eletrônicas a respeito do tema, a fim de levantar mais informações que corroborem os fatos expostos. Posteriormente, foi feito um levantamento de dados com o Secretário do Meio Ambiente do município de Itapetim/PE, algumas observações locais, e visitas ao terreno onde eram depositados os resíduos, com o objetivo de compreender melhor o gerenciamento, manejo e dificuldades do município em relação ao tema. Diante das informações levantadas, foi possível observar que, apesar da incipiente gestão dos RSU, existe um esforço por parte do poder público municipal, no sentido de buscar melhorias e soluções, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, além de cuidar e proteger o meio ambiente.
Descrição: BARROS, Natália Ferreira. Resíduos Sólidos urbanos: uma descrição sobre o seu gerenciamento e sua disposição final no município de Itapetim/PE. 2023. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30583
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália Ferreira Barros.pdfPDF - Natália Ferreira Barros1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito180.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.