Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30591
Título: Terra, sangue e palavra: aspectos de jornalismo literário na cobertura do assassinato de João Pedro Teixeira
Autor(es): Callado, Allan Gomes
Palavras-chave: Jornalismo literário
Severino Ramos
Gonzaga Rodrigues
João Pedro Teixeira
A União
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Esse artigo tem como objetivo identificar e analisar os elementos de jornalismo literário na reportagem “Cinco mil camponeses foram ao enterro de João Pedro mostrar que a luta continua”. Através de exploração teórica sobre linguagem literária, enredo e subjetividade no texto jornalístico pretendemos compreender como a reportagem utilizou esses elementos na sua composição. Pelo método da análise de conteúdo qualitativa, desenvolvido pela professora Laurence Bardin, buscamos apreender e compartilhar algumas dessas técnicas para escrever a redação jornalística, na sua forma de gênero literário. São diversas as técnicas que a literatura pode fornecer ao escritor de um jornal. Sobre esses tipos de expressões recai este estudo, pretendendo mapear algumas formas de se expressar com o objetivo de ir ao aprofundamento de uma história. Narração, descrição, enredo linear e não-linear, metáfora, figura de sintaxe são algumas ferramentas que estão à disposição do redator como instrumento linguístico para levar uma notícia ao plano emocional.
Descrição: CALLADO, Allan Gomes. Terra, sangue e palavra: aspectos de jornalismo literário na cobertura do assassinato de João Pedro Teixeira. 2023. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30591
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALLAN GOMES CALLADO.pdfTCC - Allan Gomes Callado576.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO.pdfTermo de Depósito1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.