Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30611
Título: Poscast do Museu Histórico de Campina Grande: estratégia de visitação imersiva. 2023
Autor(es): Veloso, Pedro Henrique Araújo
Araújo, Hozana Rayssa Mota
Souza, Yasmim Lima
Palavras-chave: Jornalismo Digital
Museu
Realidade Aumentada
Podcast
Data do documento: 27-Nov-2023
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este relatório apresenta a criação de um podcast sobre o Museu Histórico de Campina Grande, o HistorInforma. O produto midiático foi pensado e desenvolvido para servir de recurso adicional à visitação das pessoas que frequentam o local, oferecendo ao ouvinte uma experiência imersiva e lúdica sobre a história do prédio e das suas salas temáticas, elaboradas pela exposição “Campina: aldeia, vila e cidade”. Tal produto está disponível nas plataformas digitais do Spotify e Youtube, o primeiro por ser um aplicativo específico para o armazenamento de arquivos em áudios e o segundo devido a sua popularidade. Neles, o HistorInforma pode ser facilmente acessado, seja através dos seus mecanismos de pesquisa, por links, ou, como utilizamos nas salas temáticas, por meio de QR codes. Para fundamentar o trabalho, foram utilizados os conceitos do jornalismo digital, que envolve a atividade jornalística praticada no meio cibernético da internet e a realidade aumentada, onde a tecnologia é utilizada para integrar a realidade em um cenário virtual. A construção dos roteiros contou com pesquisas e coletas de dados, além de entrevistas com especialistas, para que os temas abordados nos episódios fossem bem apurados. Dessa forma, o podcast proporciona ao museu uma ferramenta que o auxilie no papel essencial de cativar o interesse do público, assim como tornar o exercício museológico do visitante não apenas informativo, mas também prazeroso.
Descrição: Veloso, P. H. A. ; Araújo, H. S. M.; Souza, Y. L. Poscast do Museu Histórico de Campina Grande: estratégia de visitação imersiva. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30611
Aparece nas coleções:27 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.