Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30634
Título: O uso de metodologias ativas na disciplina de matemática no ensino remoto emergencial em escola pública paraibana
Autor(es): Perônico, Antunes Hecton Lacerda
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Ensino remoto emergencial
Metodologias ativas
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: Durante a pandemia da COVID-19 os professores vivenciaram um momento que exigiu novas ferramentas de ensino e aprendizagem, quando os estudantes precisaram entender que esse processo iria exigir mais empenho, dedicação e planejamento para aprender com o ensino remoto emergencial. É nesse contexto de mudanças e inovação, que este trabalho tem como objetivo observar como o professor de matemática de uma Escola pública na Paraíba utilizou metodologias ativas para incentivar os alunos a aprender de forma autônoma e participativa, estando eles no centro do processo de aprendizagem diante da nova realidade das aulas emergenciais. Visando trazer contribuições importantes para a educação, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a pesquisa é exploratória e ajuda a entender detalhes desse determinado tema. Com recursos abordados nesta pesquisa foi possível compreender que o papel do professor com utilização de metodologias ativas no ensino de matemática tem como base favorecer um ambiente colaborativo, seja ele presencial ou virtual, as descobertas e troca de experiências sejam possíveis. Esse compartilhamento de informações permite que os estudantes desenvolvam o sentimento de pertencimento ao grupo.
Descrição: PERÔNICO, A. H. L. O uso de metodologias ativas na disciplina de matemática no ensino remoto emergencial em escola pública paraibana. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30634
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antunes Hecton Lacerda PerônicoTCC - Antunes Hecton Lacerda Perônico580.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito152.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.