Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30656
Título: Tecido ectópico tireoidiano em lingua: relato de caso
Autor(es): Dantas, Oton Raphael Rodrigues
Palavras-chave: Tireoide lingual
Tecido ectopico
Glândula tireoide
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: Introdução: A Tireoide Lingual, uma anomalia congênita rara, é um tecido tireoidiano ectópico localizado na linha média da base da língua que ocorre como um defeito de migração do tecido tireoidiano do forame cego para sua posição pré-laríngea final. Objetivo: Relatar um caso de tratamento de tecido ectópico tireoidiano em língua, abordando os principais sinais, sintomas e possibilidades diagnósticas e terapêuticas. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 14 anos de idade, compareceu à clínica privada, para avaliação de volume em região de ápice lingual. Não foi relatado histórico de doenças de base e nem alergias, além disso também não havia sintomatologia. Durante o exame intrabucal foi encontrado aumento de volume no ápice em região de ventre com cerca de 15cm². Foi solicitado exame de ultrassonografia, sendo resultado negativo para fluxo venoso na análise de Doppler, apresentando sugestão diagnóstica de tecido de tireoide ectópica. Foi realizado também o exame de TSH, com o objetivo de encontrar possíveis alterações hormonais, resultando em hormônios e taxa de cálcio dentro dos parâmetros de normalidade. Com base nesses resultados foi indicado então, a exérese. Discussão: Tireoide ectópica é qualquer tecido tireoidiano localizado fora da sua topografia habitual, podendo esta ser a única do paciente ou supranumerária, muitas vezes seu quadro é assintomático e os sintomas mais comuns são devido ao crescimento do tecido que pode acontecer como resultado de estresses metabólicos. Existem diversas abordagens cirúrgicas para a tireoide lingual, e a via oral geralmente é a de escolha para lesões pequenas, uma vez que não afeta estruturas mais profundas, evitando complicações. Conclusão: O tecido de tireoide ectópico é uma patologia de desenvolvimento rara, mas que deve estar incluso na hipótese diagnóstica feita pelo Cirurgião Dentista. O exame físico, juntamente com os exames complementares são imprescindíveis para o correto diagnóstico e consequente prognóstico dessa alteração.
Descrição: DANTAS, Oton Raphael Rodrigues. Tecido ectópico de tireidiano em língua: relato de caso. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30656
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito .pdfTermo de Depósito.pdf256.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Oton Raphael Rodrigues Dantas.pdfTCC - Oton Raphael Rodrigues Dantas.pdf621.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.