Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30657
Título: Íntima relação das raízes de terceiros molares inferiores com o canal mandibular: estudo comparativo entre radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas de feixe cônico
Autor(es): SANTOS, Gabriella Maria Belarmino Dos
Palavras-chave: Radiografia. Odontologia. Tomografia.
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: O estudo objetiva comparar radiografias panorâmicas digitais (RPD) e tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC), com relação ao íntimo contato dos terceiros molares inferiores (3MI) com o canal mandibular (CM). Foi realizado um estudo transversal, analisando, em RPD, angulação dentária pela classificação de Winter (1926) e posicionamento dentário com a classificação de Pell e Gregory (1933). A relação da proximidade do 3MI com o CM foi avaliada em RPD pelos critérios de Rood&Shehab (1990). Para a análise estatística utilizou-se os testes de Qui-quadrado de Pearson ou o Teste Exato de Fisher, considerando-se o nível de significância de 95% (p<0,05). Em TCFC, a avaliação considerou a relação entre o 3MI e o CM e o curso do CM. Nesta pesquisa, a maioria dos dentes apresentou-se em infraoclusão e posição mesioangulada. Em RPD, a avaliação apresentou, na maioria das amostras, mais de um critério de íntima relação do 3MI com o CM, enquanto na TCFC os dentes apresentaram-se mais na posição de vizinhança com o CM, estando o CM abaixo das raízes. Conclui-se que há uma boa concordância entre RPD e TCFC, entretanto a TCFC configura-se como padrão ouro para a análise dessa relação.
Descrição: SANTOS, Gabriella Maria Belarmino Dos. Íntima relação das raízes de terceiros molares inferiores com o canal mandibular: estudo comparativo entre radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas de feixe cônico. 2023.41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba. Araruna-PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30657
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdf284.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Gabriella Maria Belarmino dos Santos.pdf884.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.