Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30673
Título: Concepções de pobreza e de proteção social no período ultraneoliberal: uma análise dos Programas Criança Feliz e Brasil Fraterno
Autor(es): Nascimento, Karla Queiroz do
Palavras-chave: Ultraneoliberalismo
Proteção Social
Programa Criança Feliz
Programa Brasil Fraterno
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: O presente artigo objetiva a análise das concepções de pobreza e de proteção social que subjazem aos Programas Criança Feliz e Brasil Fraterno, dos Governos ultraneoliberais de Michel Temer (2016-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022), respectivamente. Destarte, analisamos tais programas compreendendo a trajetória da Política de Assistência Social (PAS), desde seus aspectos pré-constitucionais, perpassando pela crise estrutural do capital e seus agravantes; a Constituição Federal de 1988 como marco para a Seguridade Social brasileira; a PAS nos governos neoliberais e os processos que culminaram na transição do neoliberalismo para sua fase ultraneoliberal, o que reflete diretamente nas políticas públicas e formas de enfrentamento à pobreza. Para isto, partimo-nos da perspectiva do Materialismo Histórico Dialético e suas categorias de análise – especialmente as da Totalidade, Historicidade e Contradição. Tal estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, o que nos possibilitou situar o objeto de estudo na particularidade brasileira, na universalidade do Sistema Mundial do Capital, na luta de classes e suas inflexões sobre o Estado e as políticas públicas, especialmente a Política de Assistência Social. Desse modo, foi possível, a partir da pesquisa bibliográfica, apreender e reelaborar conceitos e categorias necessárias à análise do objeto, dos quais destacamos: o ultraneoliberalismo; a Política de Assistência Social; a pobreza; a pandemia e o enfrentamento à pobreza. O recurso à pesquisa documental documental consistiu na análise e mapeamento das leis e normas que disciplinaram a institucionalização dos dois programas, o que nos permitiu compreender as concepções de pobreza e de proteção social que os subjazem. Os resultados obtidos indicam que há uma refuncionalização das concepções de pobreza e de proteção social nos referidos governos, a partir de seus respectivos programas e suas implicações para a PAS, demonstrando um retorno da PAS aos seus traços pré-constitucionais, reforçando velhas e novas estratégias de transferência de recursos públicos para o capital privado.
Descrição: NASCIMENTO, Karla Queiroz do. Concepções de pobreza e de proteção social no período ultraneoliberal: uma análise dos Programas Criança Feliz e Brasil Fraterno. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30673
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito TCC.pdfTermo de Depósito TCC.pdf463.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Karla Queiroz do Nascimento.pdfTCC - Karla Queiroz do Nascimento.pdf510.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.