Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30674
Título: Autenticação de bebidas comerciais de laranja utilizando imagens digitais e reconhecimento de padrões
Autor(es): Silva, Maria Celly dos Santos
Palavras-chave: adulteração
imagens digitais
quimiometria
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Em decorrência do Brasil ocupar uma posição de destaque como um dos principais consumidores globais de suco de laranja, vale ressaltar a importância de desenvolver técnicas analíticas capazes de detectar de forma simples e rápida possíveis adulterações. Tendo em vista que um dos desafios associados à qualidade dos alimentos é a sua adulteração, que pode ocorrer por substituição de ingredientes de maior custo por outros de menor valor causando prejuízos econômicos e nutricionais ao consumidor. Este trabalho traz uma abordagem inovadora, utilizando imagens digitais obtidas por um aparelho celular para detecção de adulterações em sucos de laranja por suco de maçã e caju. Para isso, foram analisadas 141 amostras, incluindo sucos autênticos (puros) e adulterados. As imagens digitais de todas as amostras foram obtidas a partir de smartphone. Os modelos LDA/SPA e PLS/DA foram desenvolvidos em ambiente Matlab® e alcançaram 100% de taxa de classificação correta. O estudo realizado mostra relevância tanto para a comunidade científica quanto para os órgãos fiscalizadores responsáveis pela identificação de fraudes. Além disso, contribui para, dentro outras atribuições, o avanço de metodologias de detecção de adulterações, promovendo a segurança alimentar e as decisões conscientes dos consumidores. Como sugestões para futuras pesquisas, sugere-se a exploração de outros tipos de adulterantes, como xaropes e corantes.
Descrição: SILVA, Maria Celly dos Santos. Autenticação de bebidas comerciais de laranja utilizando imagens digitais e reconhecimento de padrões. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30674
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Celly dos Santos Silva.pdfTCC - Maria Celly dos Santos Silva728.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito212.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.