Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30684
Título: Atividade anti-hialuronidásica de produtos da planta Doyerea emetocathartica frente a peçonha da serpente Bothrops erythromelas
Autor(es): Araújo, Arthur de Oliveira
Palavras-chave: Bothrops sp.
Etnobotânica
Cabeça de nego
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: O empeçonhamento é uma doença tropical negligenciada e problema geral notificado em todo o globo, tendo milhões de casos anualmente. No Brasil os tratamentos podem ou não ser totalmente eficazes dependendo da espécie causadora. A espécie Bothrops erythromelas é um exemplo que burla a eficácia da soroterapia anti peçonha nos efeitos locais. Dito isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito inibidor dos produtos da espécie Doyerea emetocathartica frente a peçonha de B. erythromelas. Para isto, o material vegetal passou por etapas: secagem em estufa, trituração, maceração com etanol 70% (extrato hidroetanólico - EHE) e liofilização deste, e parte do material liofilizado (1000 g) foi submetido a um particionamento líquido-líquido com diferentes solventes, obtivendo-se as fases (hexânica e butanólica). Posteriormente executou-se ensaios de inibição in vitro da degradação de ácido hialurônico pela ação da peçonha, onde incubou-se em uma placa de 96 poços o EHE e as fases em diferentes diluições junto do substrato e da peçonha. Em um leitor de microplacas foi avaliada a absorbância de cada poço, afim de analisar a capacidade inibitória de cada um destes produtos. Tanto o extrato bruto quanto as fases hexânica e butanólica apresentaram resultados positivos quanto a eficiência na preservação do substrato presente nos testes, experimentos esses que atestaram maior atividade inibitória do extrato de fase butanólica (4.630%) no enfrentamento dos efeitos da peçonha se comparada com a fase hexânica (3.095%) e o extrato bruto (4.191%), onde houve uma inibição da degradação do ácido hialurônico mais eficaz, sendo esses, valores referentes a maior concentração de cada extrato. Os resultados atestam boas respostas dos extratos testados, através das quais, produtos isolados destes compostos podem vir a ser sintetizados, e formas de terapia adjuvantes à soroterapia podem vir a ser criadas através destes produtos.
Descrição: ARAÚJO, Arthur. Atividade anti-hialuronidásica de produtos da planta Doyerea emetocathartica frente a peçonha da serpente Bothrops erythromelas. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30684
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Arthur de Oliveira AraújoTCC - Arthur de Oliveira Araújo1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito548.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.