Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30686
Título: Análise da qualidade de obturação de tratamentos endodônticos realizados por alunos de Odontologia
Autor(es): Diniz, Mateus de Medeiros
Palavras-chave: Obturação do canal radicular
Radiografia dentária
Endodontia
Data do documento: 13-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a qualidade de obturação dos tratamentos endodônticos realizados pelos discentes na clínica escola de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa tratou-se de um estudo transversal em que foram utilizadas 81 radiografias finais dos prontuários de Endodontia das clínicas do curso de Odontologia Campus I da UEPB no período de 2017 a 2022. As radiografias foram digitalizadas e analisadas por dois examinadores independentes que categorizaram as imagens de acordo com as variáveis condensação, comprimento, conicidade; e agruparam acordo com critérios relativos à complexidade anatômica do dente, como localização do dente dentro da arcada (anterior, pré-molar e molar). Foram calculadas as frequências absolutas e percentuais das variáveis categóricas. Todas as análises foram conduzidas usando o software IBM SPSS versão 20.0 e considerando um intervalo de confiança de 95%. Utilizou-se o teste exato de Fisher para associar as variáveis qualitativas dicotômicas e o teste qui-quadrado quando apropriado. Foi possível observar que o tratamento considerado aceitável foi constatado em 63% dos casos, bem como anteriores e pré-molares obtiveram os melhores níveis de obturação, 74,5% e 66,7%, respectivamente, enquanto todos os molares (100%), foram descritos como não aceitáveis radiograficamente. Com isso, pôde-se concluir que a maioria dos tratamentos endodônticos realizados na instituição foi considerado aceitável. Além disso, dentre critérios, analisados o comprimento de obturação obteve maior taxa de erros, com destaque para obturações aquém do ápice com maior incidência. Assim, sendo vista influência do grau de complexidade anatômica do dente com o comprimento de obturação.
Descrição: DINIZ, Mateus de Medeiros. Análise da qualidade de obturação de tratamentos endodônticos realizados por alunos de Odontologia. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30686
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mateus de Medeiros DinizTCC - Mateus de Medeiros Diniz1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito271.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.