Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30690
Título: Cuidado farmacêutico em instituições de longa permanência para idosos
Autor(es): Santos, Chirlane Alves
Palavras-chave: Saúde do idoso
Polifarmácia
Farmacoterapia
Data do documento: 16-Nov-2023
Resumo: O crescente aumento da população idosa no Brasil ocorreu a partir da modernização e desenvolvimento de novas tecnologias e melhores condições de vida e de saúde, que possibilitaram à população uma maior expectativa de vida. Contudo, com a senescência ocorre o aumento das alterações cognitivas e fisiológicas que promovem consequentemente o aumento tanto do número de patologias quanto do número de medicamentos, resultando em pacientes polimedicados e/ou fazendo uso de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos (MPII). Esse estudo teve como objetivo monitorar o uso de medicamentos por idosos através da intervenção farmacêutica. Tratou-se de uma pesquisa documental, com abordagem quantitativa e descritiva que aconteceu no período de fevereiro a setembro de 2023, na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Lar Doce Lar Arruda Cruz, em Campina Grande-PB. As variáveis independentes abrangeram sociodemográficas, clínicas, físicas e farmacoterápicas. Os MPII foram avaliados pelo Consenso Brasileiro de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos (CBMPII) e as Atividades Básicas de Vida Diária através do índice de Katz. Dos 26 idosos inseridos na pesquisa, 61,54%, eram do gênero masculino e 38,46% do gênero feminino, a faixa etária de 70 a 79 anos teve maior incidência e 92,32% não tinham companheiro (a). Foi observado que 53,92% apresentavam algum tipo de incapacidade, sendo a motora com 30,88%. Quanto às patologias apresentadas, os transtornos mentais foram mais registrados. Ficou confirmado que 46,08% dos idosos eram independentes para desempenhar as suas funções diárias. Observou-se que 4 (15,36%) da amostra não utilizavam medicamentos, a polifarmácia foi registrada em 6 (23,04%) das prescrições, interações medicamentosas em 4 (15,36%) e de acordo com os critérios do CBMPII, em 14 prescrições (53,92%) foram encontrados MPII, representados em 7 classes farmacológicas, sendo destacados benzodiazepínicos e antipsicóticos. Diante de todos os erros identificados, foi necessário aprimorar a qualidade da farmacoterapia dos idosos residentes em ILPI, portanto, intervenções farmacêutico-paciente-cuidador foram realizadas para resolver os problemas identificados visando melhorar a eficácia do tratamento medicamentoso.
Descrição: SANTOS, Chirlane. Cuidado farmacêutico em instituições de longa permanência para idosos. 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30690
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Chirlane Alves SantosTCC - Chirlane Alves Santos991.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito266.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.