Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30693
Título: Jogando para crescer: Vivências no futsal no programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP-SEL)
Autor(es): Matos, Jonas Pimenteira Rocha
Palavras-chave: Futsal
Projeto de extensão
Atuação profissional
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato das experiências vividas durante a participação no programa de extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP-SEL) que aconteceu no Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O Programa, frequentemente referido como a "escolinha do DEF". O mesmo busca se dedicar a prestar assistência, por meio do esporte, a pessoas de baixa renda em Campina Grande, PB, com a maioria dos participantes provenientes das áreas de Bodocongó e arredores. O propósito deste relato é dividir a experiência que foi vivenciada durante o ano de 2023, atuando como bolsista voltado para o futsal e evidenciando aspectos importantes. De início o contato com os alunos foi complicado, pois os alunos chegavam para as aulas pensando apenas em jogar bola. Mas ao decorrer do tempo foi possível fazer esta estruturação e essas transformações só foram possíveis devido ao interesse dos professores em melhorar, a paciência dos mesmos, ao apoio da coordenação do programa e aos alunos que também se abriram para troca de experiência. Trabalhar com o futsal para crianças foi extremamente significativo para a formação como profissional. Em primeiro entra o ato de assumir o papel de treinador, tendo que liderar, orientar, motivar, transmitir conhecimento, tomar decisões e gerar um ambiente seguro para a prática da modalidade de forma lúdica que envolvam aspectos motores, cognitivos e afetivos, fortalecendo laços e o trabalho em equipe dos alunos entre si e para com os professores.
Descrição: MATOS, Jonas Pimenteira Rocha. Jogando para crescer: Vivências no futsal no programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP-SEL). 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30693
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jonas Pimenteira Rocha Matos.pdfTCC - Jonas Pimenteira Rocha Matos474.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito628.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.