Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30695
Título: Noções de vetores no ensino médio
Autor(es): Serafim, Albanita Barbosa Leal
Palavras-chave: Vetores
Operações
Tratamento geométrico
Ensino médio
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: Este estudo aborda as dificuldades enfrentadas por estudantes universitários em disciplinas introdutórias de matemática, como Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear, resultando em altas taxas de reprovação. Reconhecendo a importância da matemática em diversas áreas do conhecimento, o estudo destaca a necessidade de compreender os conceitos de vetores para descrever fenômenos físicos complexos. O objetivo é reduzir essas dificuldades, preparando os alunos desde o Ensino Médio com uma introdução clara ao Cálculo Vetorial, oferecendo noções de vetores como uma disciplina eletiva. O trabalho explora temas como a história dos quatérnios, a contribuição de William Rowan Hamilton, casos particulares de vetores, operações vetoriais e sua representação em sistemas cartesianos. Exemplos práticos são fornecidos para facilitar a compreensão. Espera-se que essa abordagem contribua para diminuir as taxas de reprovação em disciplinas de exatas no Ensino Superior, fornecendo uma base sólida em Cálculo Vetorial no Ensino Médio, preparando os alunos para desafios acadêmicos futuros.
Descrição: SERAFIM, Albanita Barbosa Leal. Noções de vetores no ensino médio. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30695
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Albanita Barbosa Leal Serafim.pdfTCC - Albanita Barbosa Leal Serafim490.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.