Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30696
Título: A política de assistência social e o enfrentamento ao trabalho infantil: a atuação do Peti de Campina Grande/PB
Autor(es): Ferreira, Jéssica Araújo
Palavras-chave: Trabalho infantil
Criança e adolescente
Assistência social
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Data do documento: 30-Nov-2023
Série/Relatório no.: ;361.8
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o trabalho infantil e a atuação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e contextualizar sua atuação no município de Campina Grande. O estudo é fruto da experiência de estágio supervisionado e teve como metodologia o estudo bibliográfico e documental e a observação participante. A exploração do trabalho infantil está enraizada na sociedade brasileira desde o processo de colonização, tendo nas suas raízes estruturais um valor econômico e cultural, posto que, historicamente é tido como uma forma de “edificar o sujeito”. Em 1927 se estabelece a primeira iniciativa de definir uma idade mínima para o trabalho no país, de 12 anos, mas, somente depois da Constituição de 1988 que se criaram leis visando a proteção de crianças e adolescentes, tendo em 1990 a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente que preconiza a proibição do trabalho infantil e a proteção do trabalho do adolescente, sob o reconhecimento de que estes são seres em desenvolvimento e necessitam de proteção integral, que deve ser prestada pela família, o Estado e a sociedade. Com a alta exploração do trabalho infantil no mundo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) elaborou uma Convenção visando à sua erradicação nas suas piores formas, e a ratificação dos países membros, acabou por demandar estratégias para o seu enfrentamento. Foi a partir desta iniciativa que surgiu o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil. Entretanto, apesar da legislação construída no decorrer das últimas décadas do século XX e de implementação de políticas públicas voltadas a erradicação do trabalho infantil, mas o mesmo persiste, fruto de uma conjuntura que tem determinantes econômicos, políticos e sociais, que se manifestam em meio a uma crise estrutural do capital e do recrudescimento da pauperização das famílias da classe trabalhadora e do neoliberalismo no país.
Descrição: FERREIRA, Jéssica Araújo. A política de assistência social e o enfrentamento ao trabalho infantil: a atuação do Peti de Campina Grande/PB. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30696
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo Jéssica Araújo Ferreira.pdfTermo Jéssica Araújo Ferreira147.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Tcc Jéssica Araújo Ferreira (1).pdfTCC Jéssica Araújo Ferreira449.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.