Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30697
Título: As atribuições do/da Assistente Social no campo sócio-jurídico, com foco na política social do direito a saúde: o acesso gratuito a medicamentos.
Autor(es): Cavalcante, Daiany Gonçalves Silva
Palavras-chave: Direito à saúde
Espaço sócio-jurídico
Serviço Social
Data do documento: 7-Dez-2023
Série/Relatório no.: ;362.11
Resumo: O presente artigo surgiu como resultado da experiência de estágio obrigatório realizado no Núcleo de Prática Jurídica da UEPB. Dessa maneira, o seu objetivo busca mostrar a atuação do assistente social no referido campo, com foco na análise do acesso gratuito à medicamentos, tendo em vista ser a principal demanda jurídica recebida no NPJ. A construção do trabalho se deu com base na pesquisa bibliográfica e documental, assim como através das observações e registros em diário de campo no decorrer do estágio. Assim sendo, para um melhor entendimento, é necessário observar que, antes da judicialização de tais fármacos, se faz necessário compreender a política de saúde como um todo. Nesse sentido, foi feito um breve estudo a respeito do seu histórico, bem como do próprio SUS, devido a sua impor-tância tanto na saúde de forma generalizada, quanto na política da assistência far-macêutica visto que as falhas no próprio sistema é consequência de agravos de doenças, fator este determinante para o aumento na procura desses remédios. Dessa forma, como será visto, ambos os pontos se interligam. Também foi feita uma breve reflexão no que diz respeito ao aumento dos processos judiciais e suas principais causas. E por fim, a atuação do assistente social no campo sócio-jurídico e suas atribuições enquanto profissional atuante nas mais diversas áreas e setores, bem como sua contribuição para esse espaço sócio-institucional. O trabalho foi finalizado mostrando um pouco do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB, tendo em vista a sua importância na cidade de Campina Grande-PB no que diz respeito à judicialização gratuita para a população hipossuficiente.
Descrição: CAVALCANTE, Daiany Gonçalves Silva. As atribuições do/da Assistente Social no campo sócio-jurídico, com foco na política social do direito à saúde: o acesso gratuito a medicamentos. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30697
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DAIANY GONÇALVES 14 12 VERSÃO FINAL.pdfTCC DAIANY GONÇALVES pdf486.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (1) (1).odt word (2).pdfTermo_de_Deposito_TCC .pdf89.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.