Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30700
Título: Atividades lúdicas e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa
Autor(es): Pereira, Ana Gabryele dos Santos
Palavras-chave: Ludicidade
Transtorno do Espectro Autista
Desenvolvimento infantil
Autismo
Data do documento: 31-Ago-2023
Resumo: As atividades lúdicas consistem em uma ferramenta importante ao aprendizado e ao desenvolvimento de todo indivíduo, sendo importante abordá-las de forma ampla e adaptada às necessidades de cada pessoa. No que diz respeito às crianças com o Transtorno de Espectro Autista, as atividades lúdicas influenciam em seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor. O objetivo foi analisar o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Percorreram-se cinco etapas: elaboração da questão de pesquisa (identificação do problema), busca dos estudos na literatura, avaliação dos estudos, análise dos dados e apresentação da revisão. Foram selecionadas a biblioteca Scientific Electronic Library Online e as bases de dados National Library of Medicine e a Biblioteca Virtual de Saúde. A busca ocorreu no mês de julho de 2023 e foram utilizados os descritores “ludicidade”, “desenvolvimento infantil”, “transtorno do espectro autista” e “autismo”. Compuseram a amostra desta revisão artigos completos disponíveis, publicados nos últimos cinco anos (2018 a 2023) e nos idiomas português e inglês. Foram excluídos os estudos duplicados e não disponível em texto completo. Inicialmente, foram encontradas 2.016 publicações. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, quatro artigos compuseram a amostra final. Os estudos evidenciaram o papel fundamental das atividades lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças com o Transtorno de Espectro Autista. Foi observado que a abordagem de ensino de forma lúdica torna o ambiente rico de oportunidades, inclusão e cuidado, criando caminhos alternativos na prática educativa e orientada às crianças com autismo. Conclui-se que a ludicidade proporciona benefícios significativos para as crianças com o Transtorno de Espectro Autista ao ampliar as possibilidades de interação e desenvolvimento da criança nos diferentes espaços sociais.
Descrição: PEREIRA, Ana Gabryele dos Santos. Atividades Lúdicas e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30700
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Gabryele dos Santos Pereira.pdfTCC - Ana Gabryele dos Santos Pereira1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito365.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.